Receita Federal libera consulta ao lote residual de restituição do IRPF de outubro de 2025: veja quem recebe e como consultar
- Allan Damascena
- 24 de out.
- 3 min de leitura

A Receita Federal do Brasil (RFB) abriu nesta sexta-feira, 24 de outubro de 2025, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de outubro.O crédito total é de R$ 602.957.179,71, beneficiando 248.894 contribuintes em todo o país.
O depósito será realizado no dia 31 de outubro de 2025, diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração de imposto de renda, seja conta-corrente, poupança ou via PIX, desde que o CPF tenha sido informado como chave.
O que é o lote residual de restituição?
O lote residual de restituição é o pagamento realizado para contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores, mas que tiveram a pendência resolvida após análise da Receita Federal.Ou seja, trata-se de uma nova oportunidade de receber o valor da restituição, mesmo fora dos lotes regulares do calendário oficial.
Quem tem prioridade no pagamento do lote residual do IR?
Segundo a Receita Federal, o valor total destinado aos grupos com prioridade legal é de R$ 349,3 milhões — o que representa mais da metade do total de recursos a serem pagos neste lote.
A distribuição ocorre da seguinte forma:
6.627 restituições para contribuintes idosos acima de 80 anos;
36.714 restituições para pessoas entre 60 e 79 anos;
5.040 restituições para contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
10.871 restituições para contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério.
Além desses grupos, 158.775 contribuintes sem prioridade legal também foram contemplados por terem utilizado a Declaração Pré-Preenchida ou optado por receber via PIX, modalidades que agilizam o processamento e aumentam as chances de prioridade.
Como saber se você está neste lote
A consulta pode ser feita diretamente no site da Receita Federal, seguindo estes passos:
Acesse o portal “Meu Imposto de Renda”;
Clique em “Consultar Restituição”;
Informe seu CPF, data de nascimento e o ano da declaração;
O sistema exibirá se a restituição foi liberada e qual a data de pagamento.
Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível gratuitamente para Android e iOS.
O que fazer se o valor não cair na conta
Se o crédito não for depositado na conta informada, o contribuinte poderá solicitar o reagendamento diretamente no Banco do Brasil (BB), acessando o portal ou ligando para os telefones 4004-0001 (capitais) ou 0800 729 0001 (demais localidades).
O valor ficará disponível para resgate por até um ano após a liberação. Caso o contribuinte perca esse prazo, será necessário fazer um pedido de restituição via e-CAC, no portal da Receita.
Dica da Fecon Contabilidade Digital
Manter suas declarações em dia e livres de inconsistências é essencial para evitar a malha fina e garantir que sua restituição seja paga dentro do calendário oficial.
A equipe da Fecon Contabilidade Digital auxilia você e sua empresa em todas as etapas fiscais e contábeis, com atendimento 100% online, acompanhamento de prazos e estratégias para otimizar sua restituição e reduzir riscos tributários.
Fale com a Fecon
Se você teve problemas com sua declaração ou quer garantir mais tranquilidade no próximo imposto de renda, fale com nossos especialistas:
Atendimento rápido e digital para todo o Brasil.
%20(1)_edited.png)



Comentários